Translate

sábado, 28 de abril de 2018

CONHECENDO UMA CANTORA ESPÍRITA – HELENA CRISTINA

          Embora não muito divulgadas e pouco conhecida no meio espírita, existe músicas espíritas, com letras edificantes, conteúdo elevado e doutrinário, em que muitas vezes nos transporta para as harmonias das esferas espirituais. Assim, é com as músicas apresentadas pela cantora Helena Cristina, conhecida como Chrystal.

         Helena Cristina recebeu por meio mediúnico todas as letras e melodias que compõem o CD Luz de Chrystal, fazendo a psicografia das músicas. Cristina, acabou adotando o nome artístico “Chrystal” devido a várias pessoas passarem a lhe chamar desta forma.

        A mediunidade sempre esteve presente na vida de Cristina, desde a primeira infância, mas só passou a entender o que acontecia depois que começou a estudar o Espiritismo. Um certo dia, quando ela já era espírita, passou a escutar músicas, melodias distorcidas, como se fosse de algum rádio e tentava sintonizar o aparelho de som para escutar melhor, mas nada acontecia. Um dia sentiu a presença de alguém ao seu lado, era o Espírito chamado Gabriel, que Cristina passou a saber posteriormente o seu nome. E ele pediu para que ela pegasse papel e lápis, assim, ela providenciou o material sem saber o que iria acontecer, mas com tranquilidade e sem pretensões, começou a escrever o que lhe era ditado pelo Espírito Gabriel.


        De inicio não tinha ideia de que se tratava de músicas, acreditava serem poemas, mas logo depois percebeu que as melodias que escutava, embora distorcidas, estavam relacionadas com as mensagens que estava recebendo. Isto porque, depois que escrevia as letras começava a ouvir as melodias. Cristina ficou muito surpresa por está recebendo letras e melodias para compor músicas, pois ela não tinha nenhum conhecimento musical. Então, o que fazer com aquelas canções? Por mais que perguntasse para aquela entidade que vinha lhe trazer as letras e melodias, não obtinha nenhuma resposta, apenas lhe transmitia mais uma música, e mais uma, chegando a receber três músicas de uma só vez, uma estrofe de cada vez até que ao terminar haviam três musicas prontas, e isso tudo de forma muito rápida.

        Sem entender ao certo o que era tudo aquilo, e sem saber o que fazer com o material, Cristina decidiu não dar mais atenção aquela voz e passou algum tempo resistindo aos apelos. Mas, os pedidos foram mais fortes, até que um dia o Espírito Gabriel disse que teria que trabalhar nas músicas, era um compromisso que ela tinha em trabalha-las e canta-las, embora não fosse cantora. Era um chamado incessante ao trabalho. Gabriel pediu que Cristina mostrasse o material a José Luiz da Silva, que era músico e frequentava a mesma casa espírita que Cristina na época. Com timidez foi falar com o senhor José Luiz, mostrando as letras das  canções, ele perguntou-lhe como eram cantadas. E timidamente Cristina começou a cantar uma das canções. O senhor José Luiz, se emocionou, pois, ele percebeu que as melodias e letras eram de músicas realmente simétricas, ficando impressionado, tinha cifras bastante melódicas que só quem conhece de música poderia fazer. Então, ele cifrou as músicas a medida que Cristina cantava, e assim, as músicas começam a se estruturar aqui no plano material. A partir daí ambos se tornaram amigos. Mas, tempos depois o senhor José Luiz desencarnou, antes da gravação do CD.

        Embora, Cristina houvesse pensado que tudo tinha acabado e ficado desanimada com a partida do amigo e incentivador musical para o plano espiritual, era o início da jornada. A partir daí conheceu o cantor e também compositor de músicas espíritas Totonho, e este posteriormente apresentou-a ao produtor Sóstenes. O caminho estava trilhado, o CD iria nascer fruto de muito esforço, superação e determinação. E em todo o processo de produção e gravação do CD, o Espírito Gabriel estava lá ao lado de Cristina. O nome para o CD também foi inspirado por Gabriel, que o chamou de Luz de Chrystal.

        O caminho não foi fácil e ainda hoje não o é, desde o início há um processo de superação para Cristina aprender a cantar, vencer a timidez, aprender a se apresentar, desenvolver o CD, e hoje adentrar com esse belíssimo trabalho que é o conjunto de músicas do CD Luz de Chrystal no meio espírita é um exercício de persistência, porque falta apoio e incentivo, mas como sabemos se ao menos uma pessoa for tocada por esse lindo trabalho que começou no plano espiritual e veio por meio de Helena Cristina para o plano terreno, já valeu todos os esforços dos dois planos da vida.  

Capa do CD - Luz de Chrystal

        Toda parte financeira para o desenvolvimento do CD saiu das próprias finanças de Helena Cristina e de seu esposo Elenilson, que muito se esforçou para tornar este projeto realidade.  Toda a renda arrecadada com a venda dos CDs é destinado as ações sociais das casas espíritas. Pois, devemos dar de graça o que de graça recebemos.

         O CD Luz de Chrystal é composto de 14 músicas, todas voltadas para os temas espíritas, além claro de divulgar a Doutrina Espírita através da música. São músicas muito ricas em conteúdo, que nos eleva, nos conecta com o mais alto, com a espiritualidade amiga, nos faz refletir, e como uma boa canção nos transporta para paisagens de luz.


        Acompanhe aqui o Blog Jardim Espírita os vídeos com as músicas do CD Luz de Chrystal, que iremos publicando no decorrer das postagens. Assista abaixo o vídeo com a música O Espiritismo, que compõe o CD Luz de Chrystal. 



6 comentários:

  1. Música linda. Traz muita paz. Gostosa de ouvir. Parabéns. Adorei escutar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Terezinha!

      Ficamos felizes que tenha gostado da música. Acompanhe as próximas postagens aqui do Jardim Espírita que iremos colocando as demais músicas do cd Luz de Chrystal, de Helena Cristina.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  2. HELENA CRISTINA É VERDADEIRA LUZ DE CRISTAL MUSICAS LINDAS DEMAIS

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo elogio. Fico feliz por saber que gosta das músicas, um abraço fraterno. Paz e luz. Chrystal. Helena Cristina.

    ResponderExcluir
  4. vou aguardar seu novo cd pra gente cantar ouvir obrigado menina Jesus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, fico muito grata por cantar as músicas, o objetivo é divulgação da doutrina. É muito gratificante saber que essas músicas estão sendo cantadas por outras pessoas além de mim. Gratidão, paz e luz.
      Luz de Chrystal
      Helena Cristina

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!