Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

PODEMOS SENTIR SAUDADE DO MUNDO ESPIRITUAL?

Você já sentiu uma saudade inexplicável? Aquele sentimento de sentir falta de algo ou de algum lugar sem saber o que é exatamente? Ou saudade de alguém, mesmo estando perto das pessoas que ama  neste mundo físico? E desta saudade uma tristeza sem razão? É um vazio, uma saudade, uma solidão. É como se faltasse algo, mas que é de difícil exatidão do que se sente falta, é algo incompreensível.


Para o Espiritismo esta saudade do desconhecido é uma saudade inconsciente do mundo espiritual. A sensação de vazio vem do inconsciente por saber da perda que temos referente a liberdade do espírito, aos amigos que lá deixamos no plano espiritual, falta da felicidade relativa que tínhamos; e a tristeza vem porque estamos aprisionados em corpos físicos, pesados, expostos a influências negativas, necessitados de esforços físicos e morais. Estas sensações e sentimentos é motivo de grande angustia na maioria das vezes, porque não sendo um sentimento de alegria, traz assim tristeza, e incerteza, dos motivos pelo qual isso ocorre.  Esta saudade desconhecida é também chamada de: sentimento estrangeiro.

No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo V – item 25, encontramos a mensagem do Espírito François de Genève, referente a este sentimento de saudade do mundo espiritual, vejamos o texto abaixo:

A melancolia

Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes dos vossos corações e vos faz achar a vida tão amarga? É o vosso espírito que aspira à felicidade e à liberdade e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão, se extenua em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis, cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influência, a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia se apoderam de vós, e vos achais infelizes.
Crede-me, resistir com energia a essas impressões que enfraquecem vossa vontade. Essas aspirações para uma vida melhor são inatas no espírito de todos os homens, mas não as procureis neste mundo; e, atualmente, quando Deus vos envia seus espíritos para vos instruírem sobre a felicidade que vos reserva, esperai pacientemente o anjo da libertação que deve vos ajudar a romper os laços que mantêm vosso espírito cativo. Lembrai-vos de que tendes a cumprir, durante vossa prova na Terra, uma missão de que não suspeitais, seja em vos devotando à vossa família, seja cumprindo os diversos deveres que Deus vos confiou. E se no curso dessa prova, e desempenhando vossa tarefa, vedes os cuidados, as inquietações, os desgostos precipitarem-se sobre vós, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os francamente; eles são de curta duração e devem vos conduzir para perto dos amigos que chorais, que se regozijarão com a vossa chegada entre eles e vos estenderão os braços para vos conduzir a um lugar onde os desgostos da Terra não tem acesso.
(François de Genève, Bordéus).

         Esta mensagem nos esclarece que todos as provas e dificuldades que passamos aqui no mundo material, inclusive esta saudade do “desconhecido”, deve ser motivo para nos estimular cada vez mais com o amor ao próximo, com a pratica da caridade, com o desenvolvimento do bem, com  finalidade de diminuirmos a necessidade das encarnações, sobretudo em mundos de provas e expiações, como ainda é a Terra.  Assim, o que devemos e podemos fazer para substituir este sentimento de tristeza, de saudade, de vazio, é trabalhar ativamente e constantemente no bem, é exercer a caridade, aprender cada vez mais os ensinos de Jesus e coloca-los em pratica, estudar para compreender, trabalhar para o nosso progresso, para a nossa evolução, sendo nós espíritos momentaneamente encarnados no planeta Terra que é apenas um dos inúmeros planetas, onde a evolução espiritual se processa. E que com os ensinos de Cristo Jesus podemos sensibilizar a nós mesmos, e canalizar esta tristeza e saudade, para  os ideais de vivencia do amor  pregado por Jesus. 

28 comentários:

  1. Sinto q não faço parte da minha família.
    Sempre quis ficar longe de meus pais e irmãs, desde criança. Era uma criança triste e doente.
    Hj estou brigada com meus pais por causa de coisas financeiras, onde devo pra eles e nem sempre consigo pagar sem atrasar.Com isso minha mãe se mostrou quem ela realmente é. Só me faz mal, nos ofende muito, eu e a meu marido. Me daz muito mal! Meu pai é influenciado por ela.
    Me afastei. Minhas irmãs sempre foram as duas juntas me separando. Hj estou afastada de uma e da outra temos um relacionamento q é superficial...
    Só me lembro de felicidade na minha infância quando estava na casa de minha avó, q hj já não está mas entre nós...
    Casei, sou feliz no meu casamento, tenho um filho, que é meu orgulho!
    Mas sempre minha mãe consegue me atingir me fazendo mal...
    Aí, nessas horas choro muito, me bate uma dor, nem é por ela, pq não faço questão de carinho dos meus pais, coisa q nunca tive, é saudade que não consigo explicar...
    Me ajude a compreender tudo isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany!

      Chico Xavier nos informou que ninguém erra de endereço. Assim, sempre estamos na família de acordo com nosso merecimento, e nunca a nossa família vai ser a errada para estarmos, pois foi Deus que nos colocou aonde melhor teríamos possibilidade de melhoramento, libertação, entendimento, aprendizado... Os núcleos familiares é a verdadeira escola, e onde temos a possibilidade te nos retratarmos de desentendimento do passado, de encontrarmos espíritos que ambas as partes precisam se perdoar de erros passados, por meio do elo do parentesco o trabalho para o entendimento une as partes em conflito para o perdão e o recomeço. Assim, como podemos encontrar parentes que temos afinidades no nosso núcleo familiar, e também podemos encontrar parentes que não temos afinidades para o reajuste preciso, pois não se pode separar determinadas pessoas que precisam de reajustamento entre si, de perdão, de entendimento; se as separem em núcleos familiares diferentes como poderia haver o trabalho do melhoramento de ambas as parte?

      Há de formas mais raras os indivíduos que são colocados em núcleos familiares em que nunca pertenceram antes, tendo a primeira reencarnação com aquele grupo familiar, isto porque precisam para o seu adiantamento, progresso, provação não está com o seu grupo familiar de costume, isto também é uma provação, porque o indivíduo tem que se sair bem para que não possa contrair débitos com aqueles indivíduos da família em que está Assim, na grande maioria das vezes estamos no mesmo núcleo familiar, ou famílias compostas pelos indivíduos que precisam se reajustarem uns com os outros por questões de vidas passadas. Tudo é provação e aprendizado, pois é no núcleo familiar em que mais aprendemos de uma forma ou de outra, nos vai dando sustento e possibilidades para o nosso melhoramento, superação, entendimento... Já pensou que essas suas questões familiares podem ser reajustamento para que vocês possam superar as dificuldades, os desentendimentos?

      Tem uma mensagem de Chico Xavier que se chama: Somos o que atraímos: segue abaixo:
      Somos o que atraímos
      "Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia, mora onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com o teu adiantamento.
      Você possui os recursos financeiros coerentes com tuas necessidades… nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
      Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para a sua realização.
      Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade.
      Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
      Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência.
      Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na jornada da tua vivência.
      Não reclame, nem se faça de vítima. Antes de tudo, analisa e observa.
      A mudança está em tuas mãos.
      Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor.
      Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

      Espero que de alguma forma a resposta lhe tenha lançado alguma luz para sua reflexão, e que você consiga encontrar a paz para a convivência com a sua família, tendo tolerância, paciência, amor... O trabalho é árduo mais é necessário para que se alcance um nível de harmonia, de tolerância e de uma melhor convivência. Deus te abençoe, que Jesus te ilumine e que os bons espíritos te acompanhe.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  2. Sempre busquei entender esse sentimento que me consome e agora encontrei aqui... Vou seguir o conselho e trabalhar na caridade para que meu vazio seja preenchido até a hora escolhida por Deus para nosso encontro! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre me senti fora da curva. Tenho uma família maravilhosa, bom emprego, e sou muito grata a Deus por isso. Mas há uma saudade absurda da minha "outra morada". Nunca, jamais passou pela minha cabeça o suicídio e ainda é assim. Sou espírita desde pequena e sei da dádiva de estar encarnada, em busca da minha evolução. Mas depois de passar por grave problema de saúde e longo coma (pneumonia severa), c/ 3 quase-óbitos, ao invés de retornar com mais força e vontade de viver, tenho mais vontade ainda de partir. Uma sensação forte de que minha felicidade não está aqui. Teria sido um contato mais direto com seres amados do outro lado que me trouxe esse sentimento mais forte? Me envergonho por saber que é errado, não compartilho com ninguém, mas meu coração clama pelo dia da partida, como se nada mais tivesse a fazer nesse mundo.

      Excluir
    2. Olá, Amiga Leitora!

      Primeiramente agradecemos a sua confiança em compartilhar seus sentimos conosco.

      Não sinta vergonha em ter esse sentimento, como você pode ver nos comentários anteriores, esse sentimento não é raro.

      Mas o que temos quer fazer para alivia-lo? Caridade. Amiga Leitora, se você teve outra oportunidade de voltar do longo coma que você passou, faça valer a pena. Se você teve outra oportunidade é pq tem o que aprender ainda aqui e fazer pelo próximo. A caridade é a força que nos move ao mais alto e para a felicidade, com a pratica da caridade você pode aos poucos ir aliviando este sentimento tão forte e presente em você. Nos melhorarmos requer tempo, esforço, pratica, perseverança, pois muitas e muitas vezes vamos ter que recomeçar, mas cada vez que recomeçarmos vamos já saber qual caminho seguir. Há tantos meios de sermos uteis e de praticarmos a caridade para enriquecer e nos fortalecer. E assim aliviando a dor do próximo irmos nos libertando das nossas próprias dores.

      Aproveite ao máximo esta nova oportunidade que você esta tendo, é uma bênção Divina e você como é espírita você sabe que nada é por acaso. Sabemos que a felicidade não está aqui no plano material, pois aqui é a nossa escola, nossa oficina de trabalho, nosso hospital, e muitas vezes nossa prisão, aqui é ação, assim como no mundo também é ação, é trabalho, é aprendizado. A nossa felicidade estará sempre crescendo em nosso espírito, e sendo relativa de acordo com nosso grau evolutivo, pois como o Espiritismo nos transmite o Céu e o Inferno está na nossa consciência, sendo o céu “a felicidade” está em nossa consciência, como vivemos em um mundo de provas e expiação não iremos encontrar a felicidade plena aqui no plano material e nem no mundo espiritual do planeta Terra.

      E você ainda tem muito a fazer no plano material, trabalhe na pratica da caridade com amor pelo próximo, assim você estará preenchendo essa sua saudade e se preparando para o seu regresso a nossa verdadeira morada que é o mundo espiritual, no momento certo, no momento em que Deus lhe chamar de volta. Nós não sabemos dos propósitos de Deus, mas temos que ter a convicção que é infinitamente melhor do o nosso querer e do que achamos que é melhor para nós.

      E falar dos nossos sentimentos faz bem, fale mais, desabafe sobre os sentimentos que você carrega, nunca estamos sozinhos, sempre tem alguém a estender a mão para nós e os amigos espirituais benfeitores sempre nos seguem.

      Amiga Leitora, desejo que a resposta tenha sido útil de alguma forma para você. Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos nova postagem toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  3. Eu também tenho essa nostalgia, saudade de algo que não consigo explicar, mas gosto porque é um sentimenro bom! Apesar de ter uma bela familia, sinto a falta de um mundo, de uma vida que não sei explicar,mas desconfio que realmente é
    saudade de um mundo esperitual feliz, que vivenciei numa vida espiritual antes da presente vida. As explicações dadas aqui só confirmaram o que acho! É incrível!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho 33 anos e já não minha infância por volta de 5 a 7 anos já tinha esse sentimento de saudade de casa, ao ponto de chorar e pedir a Deus por me levar embora sem nem ao menos entender o que era a morte naquela epoca... hj sou casada tenho 2 filhas e ainda tenho esse sentimento de saudade de casa...Tive uma infância Boa pais maravilhosos me sentia culpada por não querer estar lá e agora me sinto ainda mais culpa por não querer estar com minhas filhas...Só quero voltar pra casa pra uma casa que não sei onde nem quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!

      É importante vivermos o presente, não falo como um clichê, mas no sentido de assumirmos a nossa vida presente, e deixarmos para trás o passado que já foi vivido, e que nos cabe nesta vida atual assumirmos esta reencarnação de forma inteira, para que possamos aprender e avançar, permanecer sempre nesta saudade de uma forma ou de outra nos congela em algo que já passou e que nem lembramos ao certo do que é, nos impossibilitando de viver o presente, e de amar com mais dimensão as pessoas do nosso ciclo familiar. E quem sabe se essas pessoas que estão ao nosso lado no nosso ciclo familiar não estavam conosco antes, e Deus nos possibilita estamos ao lado das pessoas que amamos uma outra vez e de estarmos juntos para um amparar o outro nesta caminha na matéria?

      A saudade do desconhecido aparece em muitas pessoas uma vez por outra, em certas pessoas duram por toda a vida, a saudade batendo e depois passando, o importante é saber administrar esse sentimento. O que se tem que fazer nesses momentos saudosos do desconhecido é fazermos preces, pedindo forças para superar esse sentimento, e olhar a nossa volta e ver quantos necessitados mais do que nós existe e auxilia-los da forma como podemos, como lemos na postagem acima: essa saudade do desconhecido deve ser motivo para nos estimular cada vez mais com o amor ao próximo, com a pratica da caridade, com o desenvolvimento do bem, com finalidade de diminuirmos a necessidade das encarnações, sobretudo em mundos de provas e expiações, como ainda é a Terra. Assim, o que devemos e podemos fazer para substituir este sentimento de tristeza, de saudade, de vazio, é trabalhar ativamente e constantemente no bem, é exercer a caridade, aprender cada vez mais os ensinos de Jesus e coloca-los em pratica, estudar para compreender, trabalhar para o nosso progresso, para a nossa evolução, sendo nós espíritos momentaneamente encarnados no planeta Terra que é apenas um dos inúmeros planetas, onde a evolução espiritual se processa. E que com os ensinos de Cristo Jesus podemos sensibilizar a nós mesmos, e canalizar esta tristeza e saudade, para os ideais de vivencia do amor pregado por Jesus.

      Bruna, desejo que agora que você compreendeu um pouquinho sobre esse sentimento de saudades do desconhecido, você possa ir aprendendo a administrar esse sentimento, e não se entregar a ele, pois as oportunidades na matéria é de grande importância para nós que não conseguimos compreender essa importância ainda, os amigos espirituais dizem que a encarnação mais importante de todas que tivermos é essa, em que temos mais possibilidades de progresso espiritual devido a todos os aprendizados que já acumulamos e que estamos trabalhando para avançar para um mundo de regeneração.

      Fique a vontade para voltar ao Blog Jardim Espírita, publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  5. Meu agradecimento por essa mensagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Nós é que lhe agradecemos pela visita ao Blog Jardim Espírita.
      Volte sempre, publicamos novas postagem toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  6. Tenho saudades desse lugar que nunca vi ,mais que um dia em sonho recebi de o abraço mais completo da minha vida essa pessoa de branco porém não vi rosto pela claridade de luz fortemente branca não permitir.me encontrava na Quem é momento em tratamento mais sem ânimo. Esse abraço me trouxe tudo que necessitava para voltar a querer viver .É exatamente desse jardim desse lugar com casinha simple com maravilhoso Jardim que recebi esse abraço acolhedor cheio de amor.minha saudade é desse lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sky!

      Certos “sonhos” são encontros espirituais, em que nos encontramos com a permissão Divina, com Amigos Benfeitores em que temos conexão, e que mesmo de longe, no plano espiritual velam por nós, não nos abandona. Muitas vezes pensamos que estamos desamparados, sem auxílio, mas nos enganamos, há grandes amigos a nos acompanhar e nos velar, por isso que nunca devemos desistir de nós, nem da vida, porque sempre em algum lugar tem pessoas que nos amam, que se importam conosco, e que trabalham de forma silenciosa por nós, que muitas vezes nem sabemos.

      Mas, como estamos vivendo na matéria temos que está aqui, experimentando, provando tudo o que a vida no plano material nos oferece, sejam coisas boas ou ruins, porque tudo isto é para o nosso aperfeiçoamento.

      Sky, nos momentos difíceis lembre sempre desse abraço. Pois é a comprovação de quem tem sempre alguém a lhe amparar sempre, mesmo sem você perceber. Nosso amigos benfeitores não nos abandonam, eles nos acompanham, mas precisamos viver e passar pelas provações em que a vida no plano material nos oferece, isto é para o nosso aprimoramento, até mesmo aprovações mais rudes.

      Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos nova postagem toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  7. Sinto saudade de lugar que nunca vi mais sinto vejo como se fosse foto em minha mente sinto o bem estar do lugar a paz.e choro de saudades desse lugar que nunca fui.mais sinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sky!

      Você lembra desse lugar porque você vivenciou, foi uma experiência espiritual, o seu espírito foi até este lugar e foi permitido você lembrar, porque seria importante para você.

      Mas, não chore de saudades, você precisa viver esta vida e o agora, é importante para o seu adiantamento espiritual viver esta vida e o agora, esse sonho que você teve foi necessário para lhe dar força e conforte de você seguir vivendo da melhor forma aqui no plano material. No lugar de chorar e sentir saudades, se alegre pelo presente que a espiritualidade amiga lhe ofereceu.

      Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos nova postagem toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  8. Estava meditando quando me vi no céu, à noite, junto das estrelas em posição meditativa, me senti aberta e conectada com o plano espiritual, foi nesse momento que uma onda inexplicável de saudade do meu verdadeiro lar tomou conta de mim, minha garganta apertou e as lágrimas tomaram conta de mim, chorei por muito tempo, não conseguia me conter, eu só queria voltar... Então achei esse blog que me fez ficar mais calma e entender que a minha caminhada ainda não acabou, mas a saudade de casa é muito forte. Gratidão pelo auxílio!
    PS: Eu amo a vida, eu me amo, e eu amo minha família e amigos, apesar de muitas vezes ser difícil estar encarnada, é uma dádiva estar aqui, porém não dá pra ignorar esse sentimento de saudade de um lugar que eu nem me lembro...
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Somos seres espirituais vivenciando as experiências na material para o nosso aperfeiçoamento. Está vivendo na matéria nos faz evoluir, está aqui é um inenarrável presente Divino, em que cada vez mais está mais difícil reencarnar aqui no planeta Terra, em que se requer mais aprimoramento espiritual, justamente para a construção de um mundo melhorado, para a construção do mundo de regeneração, de uma humanidade regenerada. Então, somos afortunados em estamos aqui neste planeta, neste momento ímpar , temos que aproveitar todas as oportunidades que esta vida atual nos concede para nos aperfeiçoarmos espiritualmente, e depois poder voltar a nossa casa, a nossa verdadeira forma de vida, que é a espiritual. Mas, até lá temos muito o que aprender e auxiliar.

      Amiga Leitora, assim, o que devemos e podemos fazer para substituir este sentimento de tristeza, de saudade, de vazio, é trabalhar ativamente e constantemente no bem, é exercer a caridade, aprender cada vez mais os ensinos de Jesus e coloca-los em pratica, estudar para compreender, trabalhar para o nosso progresso, para a nossa evolução.

      Volte sempre ao Blog Jardim Espírita. Publicamos nova postagem toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  9. Eu sinto profundas saudades de uma pessoa que, hoje, não sei quem é. Certa vez, um médium (por acaso, cego) me falou assim: "se eu pudesse ver seus olhos, diria que eles são de saudades". E estes dias, numa palestra na casa espírita, me tocou muito as palavras da palestrante que me fizeram cair a ficha: toda minha angústia existencial não passa de saudade.
    Consciente deste propósito, estou tentando fazer o meu melhor. Um dia, reencontrarei essa pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Os nossos laços, as nossas ligações não estão circunscritas as pessoas que aqui encontramos no plano físico, deixamos muitos amores no plano espiritual, laços de afeto que fizemos no próprio plano espiritual ou que carregamos de outras vidas, e que não estão conosco no plano físico ou não estão encarnados no nosso ciclo de convívio. Mas o amor nunca se destrói, carregamos conosco sempre, amor por esses seres que amamos e que não sabemos quem são, ou que se apresenta por meio de uma saudade que não sabemos de onde vem e porque de estarmos sentindo tal sentimento de saudade, de melancolia.

      Mas, convictos de que somos na ProvidÊncia Divina, se não estamos com esses seres que amamos, é porque precisamos. Não sabemos e não podemos saber do por quer, da separação momentânea, da separação nessa existência física, mas como você falou o que nos cabe, o que devemos e podemos fazer é dar o nosso melhor, a pratica do bem, da caridade, do amor ao próximo... E seguir em frente até nos reencontrarmos novamente com os nossos amores, que tenha certeza são muitos, muitos, não são apenas os amores que temos nesta vida, há muitos que estão em nosso espírito e não nos lembramos devido ao véu do esquecimento do passado, mas o lindo é que não nos esquecemos que amamos e esse amor segue sempre conosco.

      Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  10. Gostaria de saber se na espiritualidade,também podemos sentir saudades da casa onde vivemos na terra,de nossa cidade e dos lugares que costumamos viajar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a), Leitor(a)!

      Sim. Quando voltamos para o plano espiritual, é encarar “um outro mundo”, embora sejamos seres espirituais vivendo na matéria, quando voltamos para o mundo espiritual temos que nos readaptar, pois esquecemos de como é viver no plano espiritual por causa do véu do esquecimento da matéria. Assim, sentimos falta da nossa casa, da nossa família, mas quando mais se cria consciência do mundo e da vida espiritual mais fácil é essa readaptação. Livro como Nosso Lar do Espírito André Luiz, psicografia de Chico Xavier, assim como também o livro Violetas na Janela do Espírito Patrícia, psicografia de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho; nos dar exemplo de readaptação a vida no plano espiritual, e a saudade de casa que é superada por meio do trabalho e do estudo.

      Amigo(a), Leitor(a) volte sempre ao Blog Jardim Espírita e fique a vontade para comentar e tirar suas dúvidas. Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia!
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  11. Eu desde uns 7 anos sinto uma saudade imensa de alguma coisa que não sei o que é, as vezes da vontade de chorar.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

    Como você pode perceber nos comentários anteriores, não é algo difícil de ocorrer sentir saudade de algo que não sabemos o que é. Temos que seguir sempre em frente com a prática da caridade sendo fundamental em qualquer parte em que formos e ocasião, no nosso melhoramento interno... Até podermos realmente regressar ao que nos traz essa saudade desconhecida. Mas será que com o nosso crescimento e entendimento espiritual vamos ver com os mesmos olhos aqui que nos traz saudade do desconhecido atualmente? Tudo é relativo.

    Volte sempre ao Blog Jardim Espírita! Publicamos novas postagens toda semana.

    Deus conosco.
    Paz, Luz e Harmonia!
    Blog Jardim Espírita.

    ResponderExcluir
  13. Desde a adolescência me pego com o sentimento de querer "ir pra casa". As vezes inclusive estou dentro da minha casa aqui no plano físico e sinto isso. Em especial em momentos de dificuldade e de dor sinto isso forte demais. Creio que eu deva ter deixado seres muito amados do outro lado para me sentir assim. Amo minha família. Meus pais no plano físico são tudo pra mim, mas esse sentimento me acompanha a muitos e muitos anos e por vezes tenho dificuldade em lidar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amiga Leitora!

      Realmente nos momentos de dificuldade é que essa saudade essa melancolia aflige mais. Mais lembre como nos informou Chico Xavier, na reencarnação ninguém erra de endereço, ou seja estamos aonde exatamente precisamos está para nosso progresso, e com a bênção que Deus nos dar de pais que zelam com amor verdadeiro aqui no plano físico. Mantenha-se sempre firme.

      Volte sempre ao Blog Jardim Espírita! Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia!
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  14. Eu tenho esse sentimento de ir embora as vezes. ao tomar consciência do que realmente é, em minhas preces para dormir, peço aos mentores amigos que me guiem até o mundo espiritual para que o meu espirito possa continuar aprendendo e matar essa saudade. Se já fui, não lembro, mas a saudade é bem menor agora, acredito que ao dormir, estou tendo a graça desse descanso tão merecido, que me conforta, me traz felicidade e a saudade aparece como vagas lembranças, mas que me traz felicidade. Quero voltar, mas hoje, quero mais descobrir qual é minha missão, sei que tem ligação com minha mãe, eu sou o porto seguro dela, Uma vez, sonhei com meu mentor e ele disse que ao amanhecer eu iria com ele, mas minha mãe estava sofrendo tanto e ele com semblante triste, disse que iria sozinho, que eu ainda não podia ir, pois minha mãe ainda precisava muito de mim. Desde então, me dedico mais a ela, ouço, dou conselhos, ajudo no que posso, descobrir que estou aqui por ela me deu muita força.
    Gratidão eterna a esse amigo que amo tanto desde a minha infância, embora eu só podia ouvi-lo, hoje através desse sonho ele tem não só uma voz, mas um rosto também. hoje minha saudade tem rosto e sou tão grata por isso, por esse encontro, pela certeza que ele existe e pode me acompanhar e mais, será quem virá me buscar.
    Sou uma aprendiz e ele meu amado instrutor!

    ResponderExcluir
  15. Ola!! Sinto uma saudade de uma pessoa q ainda nao conheço...nao sei explicar...tenho sonho lúcido sempre...uma casa na beira de um lago...vejo uma moça sorrindo ..tem uma fogueira de sao joao...de certa forma sinto q ela é minha esposa..mais nao há conheço nao sei explicar...é como se eu ja conhecesse ela sinto uma saudade imensa...oq é isso? Sera q é saudade da minha vida passada?...

    ResponderExcluir
  16. Olá, Amigo Leitor!

    O nosso círculo de familiares, amores, amigos, espíritos afins... não se restringe as pessoas que conhecemos e/ou que convivemos atualmente nessa vida presente na matéria. Vai muito além. Temos espíritos familiares, espíritos afins que estão no plano espiritual, mas que nos acompanham e velam por nós muitas vezes. Mas que devido ao esquecimento do passado inerente a vida na matéria não estamos lembrados deles, devido ao véu do esquecimento da matéria. Você pode conhecer sim a Moça, mas devido ao esquecimento do passado essencial a vida no mundo material, você está temporariamente sem saber quem ela é, mas o sentimento pode falar por si só. Como também, nossos conhecidos, amores, familiares, afins... Podem está encarnados vivendo na matéria em outros lugares do planeta em experiências que precisam passar diferente das nossas.

    Há a POSSIBILIDADE de ser lembranças de uma vida passada, sim. A prece é sempre essencial em todas as circunstâncias, quando tiver esses sonhos ou sempre que lembrar dela ou desses sonhos faça uma prece, agradeça a Deus, faça uma prece pela moça do sonho, emane seu amor... A prece é sempre um elo.

    Amigo Leitor, espero que a resposta tenha lhe ajudado de alguma forma. Agradecemos pelo seu comentário e volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos novas postagens toda semana.

    Deus conosco
    Paz, Luz e Harmonia
    Blog Jardim Espírita

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!