Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ASTROLOGIA, O QUE O ESPIRITISMO DIZ?

Final e inicio de ano sempre surge as previsões astrológicas para o ano que  está para iniciar ou iniciando, assim também como durante todo o ano os horóscopos diários, ou os mapas astrais. Mas, o que o Espiritismo nos fala sobre a astrologia?

         Para nós espíritas tudo no Universo está interligado. As galáxias, os astros, os planetas, os satélites naturais exercendo influência sobre o seu planeta. Mas, isto não determina o destino humano. Ou seja, os astros não governam a nossa vida, é apenas imaginário popular, isto pelo fato que temos o livre arbítrio.

A questão 868 de O Livro dos Espíritos:
Pergunta: O futuro pode ser revelado ao homem?
Resposta: Em princípio o futuro lhe é oculto e não é senão em casos raros e excepcionais que Deus permite a revelação.

Isto é, sabemos haver pessoas que possuem a mediunidade de premonição, através delas as previsões são possíveis, mas apenas em casos em que tais revelações será uteis para determinada pessoa.


O fato de nascermos sob determinado signo, uma conjunção de astros no céu, no dia de nosso nascimento, não influi em nossa personalidade, isto porque nossa personalidade é fruto de nossas vidas passadas. Deus seria injusto se permitisse que uma pessoa fosse melhor que outra devido a influência astrológica. Onde estaria a justiça Divina, se os astros determinassem o sucesso de uns e o insucesso de outros? Acima de tudo sabemos que a justiça de Deus é extremamente justa, complexa, digna.

O perfil psicológico no horóscopo é generalizado. As pessoas sempre se encaixam em algumas características apresentadas. Se consultarmos os doze signos do zodíaco verificaremos que em todos há algo de nossa personalidade.

Quanto ao horóscopo diário, também é feito de generalidade. Alguns atingirão o alvo. E considerando, ainda, que a pessoa pode ficar sob a influencia do horóscopo, ou seja, a mente fica com tal impressão da informação do horóscopo, e assim condições, circunstâncias se apresentam para que o fato se realize, isto porque nossa mente tem uma capacidade que desconhecemos, é a força do pensamento. Nisto, se o horóscopo do dia não for favorável, e a pessoa ficar alimentando tal ideia, acreditando realmente em tais informações, o dia vai apresentar dissabores, contrariedades, isto porque a pessoa assumi uma postura negativa, passando a emitir, vibrar negatividade. E se for ao contrário com notícias boas, a pessoa vai ficar com uma postura positiva, pois está certa que tudo correrá bem durante o dia, cultivando pensamentos positivos.

A Doutrina Espírita não é mistificada, é direcionada para a razão, procurando sempre base cientifica. No O Livro dos Espíritos, na questão 867 encontramos a seguinte informação:
Pergunta: Da onde vem a expressão: Nascer sob uma feliz estrela?
Resposta: Velha supertição que ligava as estrelas ao destino de cada homem; alegoria que certas pessoas tem a tolice de tomar ao pé da letra.

         Desta forma, os espíritos superiores nos informa que a influência dos astros é simplesmente uma supertição, seja ao nascermos ou durante a nossa vida. Certos acontecimentos que ocorrem em nossa vida são consequências de atos que praticamos nesta ou em outras vidas, a influência vem de nossas ações e não dos astros.



Fonte: O Livro dos Espíritos e Richard Simonetti 



Um comentário:

  1. Perfeita esta explicação! Nunca acreditei em signos pois acredito que eu mesma sou responsável pelas minhas desgraças e pelas minhas alegrias.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!