Translate

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Post. 185: ESPÍRITOS ENDURECIDOS

Os maus espíritos são aqueles que o arrependimento ainda não tocou; que se comprazem no mal, e nele não concebem nenhum remorso; que são insensíveis às censuras, repelem a prece e, frequentemente, blasfemam contra o nome de Deus. São essas almas endurecidas que, depois da morte, se vingam, nos homens, dos sofrimentos que experimentam, e perseguem com o seu ódio aqueles a quem odiaram durante a vida, seja pela obsessão, seja por uma falsa influência qualquer.

Entre os espíritos perversos, há duas categorias bem distintas: aqueles que são francamente maus e os que são hipócritas.

Os espíritos francamente maus
São infinitamente mais fáceis de conduzir ao bem do que os espíritos hipócritas; são, o mais frequentemente, de natureza bruta e grosseira, como são vistos entre os homens, que fazem o mal mais por instinto do que por cálculo, e não procuram se fazer passar por melhores do que são; mas há neles um germe latente que é preciso fazer eclodir, o que é conseguido, quase sempre, com a perseverança, a firmeza unida à benevolência, pelos conselhos, pelo raciocínio e pela prece. Na mediunidade, a dificuldade que eles tem em escrever o nome de Deus é indicio de um temor instintivo, de uma voz íntima da consciência que lhes diz que são indignos; aquele com quem ocorre isso, está no limiar da conversão, e pode-se esperar tudo dele: basta encontrar o ponto vulnerável do coração.

Os espíritos hipócritas
São quase sempre muito inteligentes, mas não tem no coração nenhuma fibra sensível; nada os toca; simulam todos os bons sentimentos para captar confiança, e ficam felizes quando encontram tolos que os aceitam como santos espíritos, e que eles podem governar à sua vontade. O nome de Deus, longe de lhes inspirar o menor temor, lhes serve de máscara para cobrir as suas torpezas. No mundo invisível, como no mundo visível, os hipócritas são os seres mais perigosos porque agem na sombra, e deles não se desconfia. Eles tem as aparências da fé, mas não a fé sincera.


Fonte: Coletânea de Preces, de Allan Kardec

4 comentários:

  1. Olá! Boa tarde! Gostaria de esclarecer uma dúvida, se for possível... no dia do ano novo, uma conhecida, que é espírita, me abraçou e me disse o seguinte:" Nossa! Você tem uma energia forte, fiquei arrepiada! Olha, este ano algo de muito bom vai acontecer em sua vida, pode esperar. Ore por seus antepassado! " Como não tenho muita aproximação com a pessoa, fiquei com receio de lhe pedir pra esclarecer o q ela disse... Eu devo realmente acreditar nisso??? É possível que uma pessoa, ao me abraçar, sinta algo que vai me acontecer em um futuro? E o que significa quando ela me disse que tenho uma energia forte? Isso é uma coisa boa ou ruim? Aguardo ansiosamente tais respostas e desde já agradeço imensamente a atenção! Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia! Agradeço a sua visita ao Jardim Espírita, é com alegria que recebemos nossos visitantes.

      Vou tentar responder as suas perguntas por partes. Primeiramente:
      É possível que uma pessoa, ao me abraçar, sinta algo que vai me acontecer em um futuro?
      Só se a pessoa for médium vidente, ou médium audiente, e com a capacidade de receber mensagens confiáveis a qualquer momento, e que tal pessoa que a mensagem for destinada estiver muito necessitada de tal informação. A mediunidade tem que ser exercida com total responsabilidade. Lembrando que a mediunidade é inerente as pessoas, ou seja, qualquer pessoa, de qualquer religião, de qualquer idade, tem mediunidade, no entanto, a mediunidade se apresenta de várias formas e em variados gruas, em uns mais e em outros menos. Nisto, tem pessoas que são espíritas que não apresenta nenhum tipo de mediunidade ou apenas em “pouco grau”, enquanto que outras que não são espíritas e que não acreditam na espiritualidade tem mediunidade de algum tipo e de forma forte.

      A segunda questão para refletirmos:
      E o que significa quando ela me disse que tenho uma energia forte? Isso é uma coisa boa ou ruim?
      Praticamente todas as pessoas sentem as energias, isso vai de acordo com a sensibilidade que a pessoa apresenta, nisto pode sentir energias positivas, boas, como também as energias negativas; e estas energias se apresentando em variados graus.
      Todos nós somos portadores de energias, ser boas ou ruins vai de acordo com a moral que a pessoa apresenta, com o estilo de vida que a pessoa leva. Uma pessoa voltada para o bem, para o amor, para a caridade, para o evangelho, para o melhoramento sincero das suas condutas... vai ter uma energia boa, vai irradiar boas energias. Mas, se a pessoa não leva uma vida saudável, não cultiva bons sentimentos, não está voltada para o bem, para o amor, faz o mal e deseja mal ao próximo, faz de tudo para levar vantagem... essa pessoa vai ter energia negativa, vai irradiar energia ruim.
      Não posso afirmar nada, pois seria irresponsabilidade minha, o que essa conhecida sentiu em relação a sua energia.

      A última questão:
      ... Eu devo realmente acreditar nisso???
      O que ela falou não seria um desejo de ano novo para você? Neste período as pessoas fazem os seus desejos uma para as outras. Se você ficou impressionada com esta mensagem que ela te falou, você deveria procurar ela, para ela te esclarecer estas informações, você pode falar para ela que ficou pensativa no que ela te falou, e que não entendeu muito bem, se é algo sincero e verdadeiro ela não irá fazer questão de te esclarecer as coisas.

      Patrícia, espero ter te ajudado de alguma forma.
      Que Deus te abençoe. E que Jesus sempre nos ampare.
      Paz, luz e harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  2. Muito obrigada pela resposta!!! Foi bastante esclarecedora...Agradeço imensamente pelo aprendizado que me permitiu neste dia, e desejo luz e paz a todos e todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia! Que bom que a resposta conseguiu te esclarecer as tuas dúvidas. Ficamos muito contentes. E seja sempre bem vinda ao Jardim Espírita. Deus te abençoe.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!