Translate

domingo, 30 de novembro de 2014

PERGUNTA DE UM LEITOR: Sobre o desejo de voar das crianças

A amiga leitora Thairys fez a seguinte pergunta:

Quando eu era criança eu tinha a sensação nítida de que podia voar, não entendia pq não conseguia e pq as pessoas não se utilizavam desse meio para se locomoverem, já que na minha mente infantil isso era algo natural, então me esforçava, tentava me concentrar e focar o pensamento, achava que o simples ato de pensar faria com que eu volitasse... bom, agora me ocorreu que talvez não seja apenas imaginação das crianças! Ao reencarnar podemos trazer resquícios, lembranças mesmo que inconscientes do intervalo que passamos no mundo espiritual? Abraços. Paz contigo.

Resposta: Conheço uma pessoa que também tinha esse desejo, essa vontade de voar quando criança, em que chegava a subir em mesas tentando o voo.
Como a Doutrina Espírita nos esclarece, as crianças tem uma percepção espiritual maior do que os adultos, devido que o seu perispírito ainda “não está totalmente encaixado” no corpo físico. E também sabemos que durante o sono nosso espírito se desdobra para recompor as forças orgânicas e morais; e neste tempo o espírito goza das suas faculdades espirituais, podendo volitar, com visão, audição mais apurados... Então, entendendo tudo isso temos as possibilidades que são:
- Do espírito da criança se desdobrar durante o sono e tem a capacidade de volitar, e nisto quando acordar pode ter a lembrança vaga, ou fica com o desejo da experiência vivenciada no mundo espiritual por meio de desdobramento.
- Como também há a possibilidade de lembrança vaga de quando ainda estava vivendo no mundo espiritual tendo todas as faculdades do espírito e assim vivendo mais livremente.
-  E também sabemos que o conteúdo de nossa mente é muito rico, principalmente quando estamos dormindo. No nosso inconsciente existem as memórias dos fatos que vivemos em outras existências, que vivemos em nossa infância atual, existem também o conteúdo psíquico de filmes, eventos, novelas que de algum modo pode ter marcado certa fase de nossa vida e que ficaram neste inconsciente muito vasto. Como também nossa mente usa uma linguagem simbólica que interpretamos mal ao acordar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!