Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Post.139: CONHECENDO UM POUCO MAIS A DOUTRINA ESPÍRITA

          A Doutrina Espírita também chamada de Espiritismo, não possui sacerdotes ou pessoas investidas de autoridades especiais, assim não tem uma organização clerical como as demais religiões tradicionais. No Espiritismo não existe templos suntuosos; não existe cerimônias de qualquer tipo, como batismo, crisma, casamentos, dentre outros cerimoniais; não tem rituais; não tem simbologias; não tem ornamentação para cultos; nem sinais cabalísticos; nem talismã; nem reverência; nem velas; nem vestes especiais; nem faz uso de imagens; não faz coleta de dinheiro; não tem sinais cabalísticos; nem benzeduras; não se adota bebidas ou oferendas de qualquer espécie; não é usado defumadores; e não existe cânticos e nem danças cerimoniais com ladainhas, danças ritualísticas.  Desta forma a Doutrina Espírita ou Espiritismo não deve e não pode ser confundida com seitas, religiões ou ritos afro-brasileiros, que são também mais antigos e de origens históricas e de locais completamente diferentes da origem da Doutrina Espírita ou Espiritismo, que tem a França como o seu país de origem e sua data de inicio é de 18 de abril de 1857 com o lançamento do  O Livro dos Espíritos.

A Doutrina espírita acredita que o “culto” deve ser feito no próprio coração, com sentimento puro, amando o próximo, servindo constantemente aos necessitados. Acreditamos que a pratica das boas ações e do pensamento equilibrado nos liga a Deus. Cultivamos uma fé raciocinada, e não uma fé cega. Para o Espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as cosias. A essência de Deus permeia todo o universo, é a Força, a Inteligência e o Amor, desde das partículas subatômicas até às galáxias, tudo está e é envolvido pela Lei Universal Onipresente. Não temos portanto, uma visão personificada ou antropomórfica de Deus; para nós Deus é a Lei Maior, o Amor Universal, a Sabedoria que coordena todas as leis menores da natureza.

Deus não castiga, nem escolhe favoritos, todo o universo é submetido a leis imutáveis e perfeitas, desta forma essas leis não são sujeitas a atitudes emocionais, e assim justas para com todos os seres viventes. O que existe são as consequências naturais dos atos praticados, é a “Lei de ação e reação”, ou “você colhe o que planta” ou o que “você joga volta”, pois somos nós mesmos os causadores de nossos sofrimentos. 

O Espiritismo não é simplesmente uma religião é uma doutrina que tem aspecto científico, filosófico, e religioso:


Pela  ciência a Doutrina Espírita estuda e pesquisa pelo racional e dentro de critérios que considera científico, os fenômenos mediúnicos, que são considerados fatos naturais. Não acreditamos em milagres, nem no sobrenatural, pois todos os fenômenos sendo até mesmo estranhos, tem uma explicação científica que deve ser buscada, para demonstrar os fatos e os mecanismos dos fenômenos entre o mundo físico (material) e o mundo extrafísico (espiritual). Os milagres vem do desconhecimento do homem em relação às leis naturais que regem as mais diferentes dimensões do universo, o que inclui o mundo dos espíritos, mundo tão real quanto o mundo material. Assim são aplicáveis pelo conhecimento das leis naturais do mundo físico, bem como pelas leis naturais do mundo extrafísico.    
Na filosofia se tem as respostas para as perguntas: “De onde viemos?”, “Quem somos?” e “Para onde vamos?”, a partir dos fenômenos mediúnicos, os porquês e as questões fundamentais da vida humana são objetos de estudos para o Espiritismo, assim nos fornece uma interpretação da vida, uma concepção do mundo, por estes fatos é também uma Filosofia.
E em relação a religião, como vimos acima o Espiritismo não é uma religião clássica com dogmas, rituais, sacramentos e sacerdócio... O aspecto religioso que apresenta é também visto como ético-moral, pelo fato que trabalha a transformação moral, por meio da essência dos ensinamentos de Jesus Cristo e também por mensagens de orientação etica-moral recebidas pelos médiuns. Propondo voltar a reviver o verdadeiro amor, a verdadeira caridade do inicio do Cristianismo. E sendo Jesus o Maior dos Mestres que já passou na Terra e o governador do nosso orbe, e aceitar Jesus para nós não é proclamar que O aceitamos, mas procurar seguir os seus ensinamentos.   

O Espiritismo não precisa de grandes construções físicas, ou cultos com rituais, pelo fato que o Espiritismo tem conteúdo para ser abordado, tem conhecimentos para ser passados, este é o ponto base do Espiritismo, conteúdo, esclarecimento;  e assim dispensa as coisas materiais, pois estamos vivenciando o momento em que não é mais necessário ver com os olhos físicos para crer, em que não é mais necessário grandes monumentos físicos para ir até lá adorar, nem rituais ou cerimoniais, mas sim o tempo já foi iniciado de adorar em espírito, sem necessidade de coisas materiais. O Espiritismo veio para trazer de volta a essência dos ensinamentos de Jesus, que a muito foi perdido as raízes dos Seus ensinamentos, com toda a Sua  humildade e simplicidade, o Espiritismo vem resgatar esse tempo e trazer até nós a mensagem que é possível nos melhorarmos, só depende de nós, ao invés de ficamos presos a parâmetros e segmentos tão materiais. 


Abaixo transcrevo um trecho da mensagem de  introdução  do livro Ação e Reação de André Luiz, psicografado por Chico Xavier, no entanto o texto de introdução foi do espírito Emmanuel, vejamos:
“...Os princípios codificados por Allan Kardec abrem uma nova era para o espírito humano, compelindo-o à auscultação de si mesmo, no reajuste dos caminhos traçados por Jesus ao verdadeiro progresso da alma, e explicam que o Espiritismo, por isso mesmo, é o disciplinador de nossa liberdade, não apenas para que tenhamos na Terra uma vida social dignificante, mas também para que mantenhamos, no campo do espírito, uma vida individual harmoniosa, devidamente ajustada aos impositivos da Vida Universal Perfeita, consoante as normas de eterna Justiça, elaboradas pelo supremo equilíbrio das Leis de Deus.
... A Doutrina Espírita, revivendo o Evangelho do Senhor, é facho resplendente na estrada evolutiva, ajudando-nos a regenerar o próprio destino, para a edificação da felicidade real.
... Exigindo-nos trabalho infatigável no bem, para a construção do Amanhã, sobre as bases redentoras do Cristo.”  (Emmanuel)



Leia mais sobre a Doutrina Espírita


6 comentários:

  1. Texto muito bem explicado sobre a doutrina espirita, me tirou muitas dúvidas, parabéns ao criador deste Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo Leitor!

      Ficamos felizes que a postagem lhe foi útil. Volte sempre ao Jardim Espírita, todas as semanas há postagem nova.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
    2. Boa noite,

      No dia 08/01/2017 meu Filho Rodrigo Martins da Costa Desencarnou com apenas 13 aos de idade, o que ocasionou o desencarne dele foi a Meningite Meningocócica, foi muito Rápido menos de 36hs. A saudade e a dor que eu estou sentindo é muito grande, tenho orado para ele todos os dias, gostaria também de pedir orações para ele, e gostaria de saber se pelo pouco tempo que ele desencarnou haveria uma possibilidade de uma carta psicografada dele. Isso não iria atrapalhar ele nesta passagem tão rápida. Eu gostaria muito de saber como ele está. Muito obrigado pela sua atenção.
      E mais uma vez quero parabeniza-lo pelo blog que está excelente.

      Excluir
    3. Olá, Amigo Leitor!

      Lembro-me do seu comentário anterior, ficamos felizes que tenha voltado e que o conteúdo do Jardim Espírita lhe está sendo útil.

      No Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo 5 – intitulado Perdas de Pessoas Amadas. Mortes Prematuras - item 21, encontramos esclarecimentos sobre mortes prematuras, colocarei apenas algumas partes do texto para você refletir. Segue partes do texto: (...) O bem, frequentemente, está onde credes ver o mal, a sábia providencia aí onde credes ver a cega fatalidade do destino. (...) Nada se faz sem um objetivo inteligente e, qualquer que seja ao que se chegue, cada coisa tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos atingem, nelas encontraríeis sempre a razão Divina, razão regeneradora. (...). Regozijai-vos ao invés de vos lamentar, quando apraz a Deus retirar um de seus filhos deste vale de misérias. (...) Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações de vosso coração chamando esses entes bem-amados, e se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós essas poderosas consolações que secam as lágrimas, essas aspirações maravilhosas que vos mostrarão o futuro prometido pelo soberano Senhor. (Sanson, antigo membro da Sociedade Espírita de Paris, 1863).

      A Doutrina Espírita nos esclarece que cada um de nós temos nossas próprias provas para superar, e o desencarne é um dos fatores de libertação de dividas. Embora as crianças e jovens se apresentam momentaneamente em corpos físicos ainda em desenvolvimento, o espírito que anima aquele corpo já viveu muitas vidas, podendo até mesmo aquele espírito ser um espírito mais velho do que os do seus pais, por mais experiências que tenha vivido. Então, cada um de nós carregamos as nossas próprias necessidades evolutivas, e as mortes prematuras é o tempo necessário que aquele espírito necessitava para se libertar de alguma dificuldade espiritual para avançar na sua caminhada evolutiva.

      Em relação a carta psicografada, chamada também de cartas consoladoras, para receber uma carta desta é necessário que haja o médium que seja capaz de psicografar este seguimento de trabalho mediúnico, e que a espiritualidade superior permita que o espírito transmita a comunicação, para isso tem que haver merecimento, e permissão para o espírito se comunicar e que a família também esteja em merecimento. O seu filho está no plano espiritual a um mês, é muito recente. Ele voltou ao mundo que todos nós pertencemos em realidade que é o mundo espiritual, nós não somos desse mundo material, a matéria é ilusão, na realidade somos seres espirituais em experiência momentânea na matéria, nossa verdadeira forma é a forma espiritual. Seu filho, Rodrigo está redescobrindo o mundo ao qual todos nós pertencemos, ele voltou para casa, e para isso é preciso que vocês deixem ele seguir sua vida no mundo espiritual. Prece e oração é fundamental, mas sem lamentações ou apego, diga para ele seguir a vida dele, que ele procure estudar, transmita para ele segurança, fé, animo, peça para ele ter forças, determinação e que ele não fique triste, porque esta separação é um até logo e não um adeus.

      Deixo para você uma dica de livro, que é o livro Violetas na Janela. Lembrei deste livro enquanto lia e escrevia esta mensagem para você. Segue o link para você saber mais sobre esse livro: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2016/03/dica-de-livro-livros-do-espirito.html

      O desencarne é um momento individual, mostrando as necessidades individuais que cada um de nós carrega. Para você refletir sobre este tema, passo este link da música Quem me levará sou eu, de Dominguinhos: http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/08/post64-musica-quem-me-levara-sou-eu.html

      Espero que minha resta lhe tenha sido útil de alguma forma. Procure estudar o Espiritismo, ir a uma casa espírita Kardecista para seu entendimento ampliar. Que Deus abençoe sua família, e que Jesus te ampare neste momento de dor. Que os bons espíritos te auxilie e ao seu filho Rodrigo.

      Deus Conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir
  2. Fiquei muito emocionado ao ler suas palavras, muito obrigado me ajudou muito, tenho certeza que meu filho Rodrigo foi amparado pelos bons espíritos e vou pedir todos os dias em oração para que ele siga sua caminhada na Luz e em Paz, e vou pedir a Deus todos os dias para que no momento certo possamos nos reencontrar novamente.

    Atenciosamente,

    Orlando Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando!

      Ficamos felizes que a resposta lhe ajudou. Continue estudando o Espiritismo, pois encontramos grandes respostas para a nossa vida por meio dessa doutrina consoladora.

      Que Deus te abençoe e a sua família. E Rodrigo receba a Luz de Mestre Jesus e o amparo dos espíritos benfeitores.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!