Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Post. 141: A IMPORTÂNCIA DE UMA MENTE LIMPA

Assim como realizamos diariamente a higiene do nosso corpo físico, é de grande importância a limpeza da nossa mente, pois ela é que comanda todo o corpo. Ter uma mente limpa de pensamentos e intenções inferiores e desagradáveis, é vital para uma boa qualidade de vida, e para o nosso processo evolutivo. A qualidade do pensamento é de grande importância, e o que proporciona uma mente limpa são os bons costumes, o amor, a alegria, a caridade, a benevolência, o aprendizado dos ensinamentos de Jesus desenvolve em nós a limpeza dos pensamentos, nos fazendo buscar cada vez mais Deus.


Uma mente suja, é fonte de perturbação, com raciocínio poluído, sem poder processar as idéias com coerência, e afetando todo corpo físico. Como também afetando a auto-estima e a área emocional negativamente.

A higienização da mente se dar paulatinamente, ou seja, aos poucos, sem que haja agressividade, sendo um auto trabalho sutil, realizado com paciência e continuidade. Desmotivação, criticas, desistências... pode haver, mas o que deve ficar sempre é a persistência e o esforço.

A educação mental é uma educação longa, e que faz parte do crescimento espiritual, pois esta auto educação só “termina” na pureza espiritual, e se estende à níveis que o raciocínio humano não consegue acompanhar, escapando do nosso atual entendimento. Pensar de uma forma positiva e com amor, renova a alma, porque a vida é uma renovação diária e a alma também necessita acompanhar tal movimento vital, sendo uma necessidade urgente para o processo espiritual. E uma necessidade que o organismo precisa para uma qualidade de vida melhor, mas que atinge diretamente o espírito, o atualizando para maiores necessidades.
  
Pensamentos limpos melhoram o ambiente que se vive, abre novas possibilidades e entendimentos e conversas mais interessantes e que agregam valores ao viver.


O que ajuda a limpar a mente também é vigiar a qualidade dos pensamentos que se está tendo, e quando perceber que não são bons, sadios, com intenções boas, com amor... dissipar, mudar o pensamento para outras coisas que sejam mais enriquecedoras, ocupar a mente com coisas boas, com pensamentos que edifiquem. A oração é fundamental neste processo, proporcionando afastar pensamentos persistentes, e deixa a mente livre de pensamentos poluídos. Assim, mais uma vez o “santo remédio é Orar e Vigiar” como nosso amado Mestre Jesus nos ensinou, praticando oração e vigiando os pensamentos, se vai desenvolvendo habilidade de como manter a mente limpa, é só ter boa vontade consigo mesmo. Buscar a nossa melhora é um dever nosso, uma responsabilidade nossa. Viver é uma arte. Viver é se esforçar. Viver é evoluir. Viver é persistir. Viver é se libertar. Viver é amar a si mesmo e ao próximo. Então, tomemos consciência dos nossos deveres rumo a nossa escalada evolutiva. 

"Crê em ti mesmo, age e verás os resultados. Quando te esforças, a vida também se esforça para te ajudar." (Chico Xavier)


Paz, harmonia e luz a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!