Translate

quarta-feira, 19 de março de 2014

Post.130: DOENÇAS – NA VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

          As doenças fazem parte das provas da vida, sendo um atributo à imperfeição da nossa natureza e da inferioridade do mundo que habitamos atualmente, que é o mundo em estágio evolutivo de provas e expiações. As más paixões e os excessos cometidos de todos os tipos, o mal uso do corpo físico,  causam desajustes e consequentemente surgem as doenças. Já nos mundo mais avançados, em que o físico e a moral já são mais evoluídos do que aqui na Terra, o organismo humano é mais depurado e menos material, assim não está sujeito às mesmas enfermidades, e o corpo não é danificado pelas devastações das más paixões.

O Espiritismo nos esclarece que temos que suportar com resignação esses males passageiros, pois é consequência da nossa inferioridade que nos coloca em tal meio; até que tenhamos merecimento, pelo desenvolvimento do valor moral para poder “habitar” um corpo físico mais evoluído, por isso que devemos ir em busca de nos melhorarmos cada vez mais, e jamais nos acomodarmos, principalmente quando temos tais informações que ajuda para a elevação da nossa posição atual.

Os sofrimentos corporais devem e vão sendo diminuídos e dissipados, de acordo com o avanço moral e intelectual da humanidade, por isso que cada vez mais Deus Permite o desenvolvimento de meios de cura para às enfermidades, assim Sua Providência indica que é do nosso dever procurar e aplicar os tratamentos disponíveis que estão a nossa disposição.


Os princípios de causa e efeito regem as nossas existências, e as doenças são originadas de passado remoto, de pretéritas existências e também da vida atual. E é na vida atual que se origina a maior parte dos problemas de saúde, com fatores decorrentes no passado, assim originando-se de comportamentos inadequados perante o corpo físico na vida atual, desta forma as doenças presentes são de “mal uso” do corpo físico.

As doenças de existências passadas são de abuso, surgindo a partir da composição genética na reencarnação, sendo reflexo de graves comprometimentos como erros, vícios, crime... Esses fatos funcionam como um canal para autênticos “tumores da alma” nascidos pela falta de prudência, de moral, de atos que denigrem a si mesmo e a outros, no pretérito, estando assim em processo depurativo por meio de doenças. Pois, tais atos inferiores atingem o perispírito, que fica doente, se refletindo no corpo físico como doenças.


A pessoa trazendo desajustes espirituais, que dão origem ou desenvolvem as doenças graves, como tumores, está depurando a alma, segundo as Leis Universais da Justiça Divina. O exemplo que usamos aqui é o do tumor, assim o resgate está no tumor que surge. A função da medicina é abreviar o sofrimento do paciente, livrando-o o mais rápido possível das dores que envolvem essa depuração. E no caso da interferência da medicina de curar um mal sem que o processo depurativo se tenha completado, a causa de origem permanece, nisto novos tumores surgirão, retomando a depuração física, até a depuração se completar. O mesmo acontece com os tumores da alma.

Outro exemplo que podemos usar é o da hipertensão arterial, em relação a vidas passadas pode ter a sua causa no comportamento bilioso, de mau gênio. E em relação a atual existência é mais provável que seja em decorrência do mal uso e falta de cuidado com o corpo físico, como o sedentarismo, os abusos com a alimentação...

Sendo o corpo físico nosso instrumento de vivencia no mundo material, temos que ter o máximo de cuidado com ele, cuidar da saúde e ter atitudes e sentimentos dignos e elevados, pois Deus nos o emprestou para passar pelas experiências no mundo material, e devolve-lo para a natureza em condições boas depois do desencarne é o nosso dever. Assim estaremos cada vez mais depurados de imperfeições físicas e cada vez mais evoluindo.  



Para ler sobre as más paixões, acesse o link: 
http://jardim-espirita.blogspot.com.br/2013/10/post83-as-mas-paixoes.html

Fonte de inspiração para a postagem:
Richard Simonetti
O Evangelho Segundo o Espiritismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!