Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O CARNAVAL, SEGUNDO O ESPIRITISMO

          “O carnaval é uma festividade que ainda guarda vestígios da barbárie e do primitivismo que ainda reina entre os encarnados, marcado pelas paixões do prazer violento.”  Esta frase do Espírito Bezerra de Menezes resume em absoluto o que é o carnaval.



         Neste período de carnaval inumeráveis espíritos inferiores intensificam as suas más influências, porque grande parte das pessoas se dá aos exageros das más paixões, nisto muitos encarnados são influenciados e dominados por esses espíritos inferiores que carregam maldade ainda; assim motivam e/ou proporcionam a violência, como o uso de drogas de todos os tipos, homicídios, suicídios, a banalidade sexual, que leva à paternidade e a maternidade com irresponsabilidade, e assim posteriormente muitas vezes ocasionando o crime do aborto; contraindo doenças sexualmente transmissíveis, estupros, roubos, dentre outras praticas criminosas. Bezerra de Menezes informa ainda que: “O carnaval constitui em um verdadeiro processo de obsessão coletiva, afetado profundamente o estado espiritual dos incautos.”

          Isto podendo acontecer com os encarnados que tem afinidade com os espíritos inferiores, por comportamentos viciosos, e também com as pessoas com atitudes respeitáveis, mas que se deixa levar pelos prazeres inferiores, que muitas vezes afirmam que “é permitido cometer loucuras, e atos baixos uma vez por ano.” Isto levando as pessoas sintonizarem na mesma frequência dos pensamentos desses espíritos ainda dominados pela matéria.

          As fantasias ultimamente são minimalistas e outras vezes a nudez é que prevalece descaradamente; os pensamentos que fluem e que são expressados  sem nenhum pudor  para conseguir as pretensões mais baixas.   A criminalidade ocorrendo em qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer pessoa. “Carnaval” que significa “Festa da carne”, segue conforme a sua denominação, de carne com sangue, de carne em processo de decomposição antes mesmo do processo da morte física.

         Depois dos excessos sexuais, das devassas manifestações, dos crimes, das violências cometidas, o arrependimento aparece em algum momento, mais cedo ou mais tarde.

        A Doutrina Espírita nos possibilita através dos conhecimentos que nos oferece, que devemos buscar a harmonia e o equilíbrio interior,  que devemos buscar moral e alegria. Quando os valores morais já estão conquistados, não nos deixamos levar por obsessão coletiva, pois o uso de drogas, de bebidas, da sexualidade sem responsabilidade dentre outras atitudes chulas, porque já se está em outro patamar em outros nível de ideias, de pensamentos e propostas existenciais.   

       E é também pelo pensamento que conseguimos o auxilio dos bons espíritos, que nos ajudam em nome de Jesus Cristo, através de bons pensamentos, de atitudes dignas, da pratica da caridade desinteressada que cultivamos para receber orientações, proteção, inspiração boas.

       O Espiritismo não condena o carnaval ou outras festividades com segmento parecido, apenas nos mostra o que acontece e os prejuízos que acarreta. Cada um sabe o que quer para a sua vida, cada um tem o total direito de fazer o que desejar, pois Deus nos concedeu  o livre arbítrio, e nisto quem somos nós para impedir tais atitudes. Para quem gosta e quer ir para tal festividade, que se comporte como um Cristão, e Orar na saída de casa e na volta para casa, e Vigiar os pensamentos e as atitudes, são recomendações que Jesus nos Deixou e que devemos sempre praticar seja aonde estiver.

       O espiritismo, assim como outras denominações religiosas promovem nestes dias de carnaval, atividades baseadas nas praticas Cristã, o Espiritismo por exemplo realiza seminários nestes dias. Pois, para ter alegria não é preciso usar drogas ou bebidas alcoólicas, ou ter atitudes desequilibradas, ou praticas sexuais irresponsáveis... Pois, a alegria do carnaval é passageira, é ilusória. Temos que buscar a verdadeira alegria dentro de nós, que não depende de atos externos. É a busca pelo equilíbrio, pela harmonia e pela alegria interior.   


"Em toda parte está presente o convite da vida para a harmonia e a felicidade, mas a criatura humana estúrdia infelizmente elege o prazer voluptuoso de um momento em prejuízo da alegria permanente, conquistada com esforço e, às vezes, sacrifício, que se faz muito bem-compensado." (Bezerra de Menezes)


2 comentários:

  1. SOBRE O CARNAVAL

    Certa feita conversava com uma irmã dotada com a mediunidade de vidência, e nessa ocasião me falava que em algum momento da sua vida resolveu participar como expectadora dos festejos do carnaval em Salvador, e na época presenciou acontecimentos espirituais provocados por irmãos que vivem nas camadas mais densas, praticando sexo, com drogas, bebidas alcoólicas, assassinatos e etc. e esses algozes em constantes perseguições às suas prezas - prezas essas que naturalmente são em sua maioria, encarnados com os seus pensamentos e atitudes de baixíssimo padrão vibratório, atraindo-os como verdadeiro ima.
    Após o relato, tomamos conhecimento de que durante festejos como o do carnaval, pelo baixo padrão vibratório de boa parte dos foliões; foliões esses que não tem o habito da prece, de pouca fé, ou, fé abalada, pessoas que não seguem os passos de Jesus, não obedecem os mandamentos Divino, é gerada uma enorme quantidade de carga negativa de energia; sendo que a espiritualidade inferior se aproveita de toda essa carga negativa como matéria etérea, acumulando-a e armazenando-a para utiliza-las em grandes eventos; eventos esses de grandes portes com a reunião de várias encarnados, e cuja a intenção é a de provocar desentendimentos, brigas, desunião, catástrofes, guerra e etc. pois é da maldade, falta da oração, pouca fé, fé abalada, dos maus pensamentos, da falta do perdão, do orgulho, do sentimento de vingança, da falta de compreensão, da intolerância que eles, a espiritualidade inferior, nossos irmãos que transitam nos planos inferiores de energia bem densa, se alimentam e se fortalecem para continuar praticando a maldade em nossas vidas.
    Podemos evitar sim, e até quem sabe um dia fazer com que esses nossos irmãos que transitam nas camadas inferiores, desencarnados e encarnados, se voltem para o bem; desde que procuremos melhorar elevando o nosso padrão vibratório através dos nossos pensamentos, me coloco também nesse rol, com o habito da prece, cultivando sempre as boas atitudes, em consonância com os ensinamentos de Jesus e a fiel obediência aos mandamentos Divino, ou seja, perseverar sempre no bem.
    Que Jesus nos abençoe, e nos dê forças, coragem, resignação e sabedoria para que os nossos pensamentos e atos estejam sempre alinhados aos seus ensinamentos e pratica constante aos mandamentos de Deus.
    “ Pratiquemos essa máxima de Jesus – Orai e vigiai por vinte e quatro horas”
    Alberto Peixoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Alberto Peixoto! Agradeço o seu relato, foi enriquecedor para a postagem. Seja sempre bem vindo ao Jardim Espírita! E fique a vontade para comentar.

      Que Deus te abençoe.
      Paz, luz e harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!