Translate

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Post.81: SIM, ANJOS DA GUARDA EXISTE !

         Anjo Guardião, Espírito Protetor, Anjinho da Guarda, Guia Espiritual... Esses são alguns nomes como são conhecidos. Mas vamos usar o termo nesta postagem para falar sobre esses espíritos amigos de “Guia Espiritual”.

         A missão do Guia Espiritual é seguir o homem na vida terrena e ajudá-lo a progredir. Sendo ele sempre de uma natureza superior à do progresso do seu protegido. Pois, estando os homens em expiação na Terra, Deus, não os deixou entregues a si mesmos, sem guias, assim permitiu o auxílio do Guia Espiritual, que vela e se esforça para nos conduzir no bom caminho. O Guia Espiritual se liga a nós desde antes do nosso nascimento, e frequentemente, nos segue depois do desencarne, podendo esta ligação se estender por varias existências corporais, porque essas existências são apenas fases bem curtas com relação à vida do espírito. Assim, nos toma sob sua proteção; nos conduzindo no caminho do bem e do progresso através das provas da vida; nos ajudando com conselhos, consolando nossas aflições, e nos encorajando nas adversidades da vida.


          Quando o espírito aceita tal tarefa, ele é obrigado a velar seu protegido, e também pode escolher o ser que lhe é simpático; para alguns é um prazer, para outros, uma missão ou um dever. Quando o Guia Espiritual se liga a uma pessoa, ele coloca toda a sua atenção no seu protegido, pode ajudar a outros, mas o faz menos exclusivamente. Quando precisa executar diversas missões é substituído.

         O Guia Espiritual nos auxilia com conselhos, com bons pensamento que nos sugere, no entanto, quando percebe que seus conselhos são inúteis, ele pode se afastar, por maus atitudes, mas não abandona completamente, e se for chamado retorna. Esses maus comportamentos do homem é resultado da fraqueza, da negligencia, da sua moral que precisa ser trabalhada; nisto o Guia Espiritual sofre por causa dos erros e o lastima, mas é também do seu conhecimento que não é responsável quando seu protegido não triunfa, pois fez o que dele dependia; e apesar de sentir aflição, não é como  as angustias terrenas, porque sabe que há remédio para o mal e que aquilo que não se faz hoje, será feito depois, nem que seja em futuras encarnações, pois o maior poder que tem sobre nós é não opor resistência. Mas quando o Guia Espiritual consegue conduzir seu protegido no bom caminho, se sente feliz, quando o vê coroado de sucesso, é um mérito, seja para seu próprio adiantamento e do seu protegido, seja pela a alegria de ambos, é como se fosse parte da missão cumprida. Ou seja, ele fica feliz quando correspondemos à sua  solicitude, e sofre quando nos vê sucumbir.

          A ação dos Guias Espirituais é oculta, porque se contássemos com a sua proteção em todas as circunstâncias, não agiríamos por nós mesmo,  se assim fosse não conseguiríamos progredir. Para que possamos avançar é necessário a experiência e é preciso, que adquiramos às nossas custas exercendo nossas habilidades. A ação dos Guias é sempre regulada de maneira a nos deixar usufruir do nosso livre-arbítrio, porque se não tivermos responsabilidades não avançamos na longa jornada do progresso, deste modo caminhamos por nós mesmos, com nossas forças; e nosso Guia, nos auxilia e nos inspira nos momentos que necessitamos.

          Os homens no estado selvagem ou de inferioridade moral, tem também seu Guia que vela por ele, mas as missões são relativas ao seu objetivo, pois como nós temos um espírito superior nos velando, nós podemos, a nosso turno, ser o protetor de um espírito que nos é inferior, e os progressos que o ajudamos a conquistar contribuirão  para o nosso adiantamento. Deus não pede ao espírito, alem do que comportem sua natureza e o grau que alcançou. Desta forma, Deus não perde nenhuma das suas ovelhas, e todos podem trabalhar para o progresso  de outro e o de si próprio, pois apesar de sermos ainda seres inferiores, já possuímos a capacidade de podermos ajudar a outros, porque Deus precisa de muitos trabalhadores em todos os graus da evolução para que o progresso possa ser alcançado por meio do nosso trabalho. 

         Vamos pedir para nosso Guia Espiritual está sempre ao nosso lado, e cada vez mais perto, nos iluminando, nos protegendo. Não importa o seu nome, mas se desejar, ou achar melhor, você pode dar qualquer nome a ele. Nos manter continuamente com um pensamento nele, é um remédio para o mal. Não vamos esquecer desse verdadeiro amigo que temos, amigo é para ser lembrado, tratado com delicadeza, com amor, amigo é pra conversar, e jamais ser  esquecido.
E a oração que aprendemos desde criança, ainda está valendo para nós adultos, a oração do Santo Anjo, ela é a essência do trabalho que esses amáveis amigos espirituais exercem, tendo uma responsabilidade permitida por Deus.



                                                                        “Santo Anjo do Senhor
Meu zeloso guardador
Se a ti me confiou a piedade divina,
Sempre me rege,
Me guarde,
Me governe,
Me ilumine.
Que Assim Seja.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!