Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Post.62: O HOMEM DEPOIS DA MORTE

          No momento em que acaba de deixar a vida no plano físico, o espírito passa a ser um espírito errante, e logo que tem a percepção do fim da vida na matéria muitos ficam em um estado de confusão, de perturbação, tudo está confuso ao seu redor; ver o seu corpo físico, e se o seu desencarne foi por morte trágica, como violentas, por suplicio, suicídio ou acidentes, os laços se rompem bruscamente, e se não possuía entendimento de vida após morte é que entra mesmo em tais estados relatados antes; pois se ver e se sente vivo, compreende que esse corpo que está vendo é o seu, e não entende por que está separado dele. Assim, precisa de algum tempo para se reconhecer, por está atordoado, como se estivesse no estado de uma pessoa saindo de sono profundo e que procura inteirar-se da sua situação. Continua a se ver sob sua forma anterior, e esta visão produz, em alguns, durante um tempo, a ilusão de se acharem ainda vivos; nisto precisam da experiência do seu novo estado para se convencerem da nova realidade.


          Quando acaba esse primeiro momento de perturbação, o corpo físico se lhe torna uma vestimenta velha da qual está despojado e não tem saudade; pois sente-se mais leve e livre de um fardo; sem sentir dores físicas e estando muito feliz de poder se elevar, percorrer o espaço. Apesar, da ausência do corpo, percebe que a sua personalidade é a mesma; o seu “novo corpo” tem a forma que tinha antes, mas uma forma que não oprime, nem embaraça; tendo, enfim, a consciência de seu eu e de sua individualidade.

          Como vimos nas postagens anteriores, a perturbação após morte é muito variável; pode ser de algumas horas apenas; como de vários dias, de vários meses e mesmo de vários anos. Ela é curta naqueles que, durante a vida corpórea, se identificava com seu estado futuro, porque compreendem imediatamente sua situação.

          As sensações que a alma experimenta nesse momento são também muito variáveis; a perturbação que segue a morte nada tem de penosa para o homem de bem; ela é calma e em tudo semelhante à sensação que acompanha um despertar pacífico. Para aquele cuja consciência não é pura e que está mais preso à vida corporal que à espiritual, ela é cheia de ansiedade e de angústias que aumentam à medida que ela se reconhece; porque então ela está tomada de medo e de uma espécie de terror em presença daquilo que vê, sobretudo daquilo que entrevê.

          Na sua nova situação, a alma vê e ouve o que via e ouvia antes da morte, mas vê e ouve outras coisas que escapam à grosseria dos órgãos corporais; ela tem sensações e percepções que nos são desconhecidas.

         Como sabemos, a lucidez das idéias e a memória do passado lhe retornam à medida que se desfaz a influência da matéria da qual acaba de se libertar, se dissipa a escuridão que esconde seus pensamentos. 

"A vida espiritual é a vida normal;
 a vida corpória é uma fase temporária da vida do espírito."
Allan Kardec



Fonte: O que é o Espiritismo
           O Livro dos Médiuns


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA DE PROCESSO DESENCARNATÓRIO, LEIA AS POSTAGENS: 60, 61, 63 E 64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!