Translate

terça-feira, 30 de abril de 2013

SUICÍDIO, NUNCA. OS SOFRIMENTOS ESPIRITUAIS.

         A pior coisa que um ser humano pode cometer é o suicídio,  mal sabe o quanto é desrespeitoso com as leis divinas universais, doloroso, angustiante... O homem romper o elo que liga o corpo físico ao espírito, um dos maiores crimes que possa cometer. Deus em sua infinita bondade dar ao homem o seu livre arbítrio, mas contudo o homem em sua ignorância, muitas vezes envolvidos pela carne e pelo apego as coisas materiais, seja por problemas de inúmeros aspectos,como: por depressão, por conflitos familiares e afetivos, por problemas financeiros, por problemas de saúde, problemas obsessivos... Assim se deixa levar a cometer suicídio.


       Há os suicidas propriamente dito que tira a vida por meio de enforcamento, tiro, envenenamento, dentre outros meios; e há os suicidas inconscientes, que comete o suicídio sem saber, como diz o próprio termo, por meio de bebidas alcoólicas, fumo, vícios em drogas e/ou remédios, remédios quando é feito o uso sem necessidade, apenas pelo vicio. Você pode achar estranho, mas sim bebidas alcoólicas e fumo/cigarros, sim causam o suicídio inconsciente, por meio das doenças que estes causam, é considerado um suicídio inconsciente.    

O que ocorre depois do ato suicida com o espírito?  
       O que ocorre com um suicida depois do ato de da fim a própria existência física  é uma situação incomparável com o que este enfrentava no plano material, sendo incontáveis vezes pior, se a vida na terra estava perdida, sem rumo e acabada, nem se compara com a vida depois que se comente suicídio. Não sabe o quanto é doloroso a situação em que se passa a viver no plano espiritual. Alguns permanecem presos ao corpo físico, sem poder se desvencilhar dele, e assim sente todas as dores e sensações do que levou a morte do corpo físico, sente o corpo físico ficar podre, se decompor, sentindo fome, dores, agonias sem fim, podendo ficar assim por séculos nesta situação preso ao corpo físico enterrado na sepultura. Já outros casos o suicida pode ficar vagando pelo plano material, sem saber o que está acontecendo e sentindo as sensações de dores do tipo da morte que sofreu; tentando levar a vida como se estivesse vivo. E Já outros seguem para um lugar no plano espiritual chamado de Vale dos Suicidas, um lugar nefasto cheio de dor e angustia onde o espírito do suicida segue sem saber onde está, e sentindo as dores do infortúnio que cometera em vida, como do outro lado da vida o tempo não existe, tudo é presente,  tudo é dor e trevas, para doas as situações de quem comete o ato do suicídio.

As sensações do suicídio


Cena do filme Nosso Lar
       Além das situações serem desoladoras, angustiantes, chagando a faltar palavras para explicar a intensidade da situação; vem o pior de tudo o espírito suicida fica sentindo todas as coisas que fez para causar o seu desencarne. Exemplo:  Se ele desencarnou por meio de um tiro na cabeça, ele fica com a impressão  do zumbido do tiro permanente no seu ser, é como se ele escutasse direto o zumbido e as dores; se for por enforcamento ele fica constantemente com a impressão de falta de ar; por envenenamento ele fica permanentemente sentindo toda a sensação que o veneno ou remédios causou dentro do seu organismo, todas as dores; quando é por suicídio inconsciente ocorre a mesma coisa, sendo que sente a todo o momento as dores da doença que a bebida, fumo, drogas ou remédios causaram, e assim por diante, dependendo do tipo de morte que escolhe para por fim a sua própria vida. Além de carregar as impressões da morte, ainda sente o seu corpo físico ser destruído pelo desgaste natural depois de sepultado, e se for cremado o suicida sente o fogo destruindo o seu corpo, a sensação de queimado,  isto pelo o fato dele está ainda ligado a matéria, e de não ter chegado a hora do seu desencarne. E somado a todas essas sensações juntas e ao ambiente nefasto, ainda  tem mais tormento apesar de todas as dores que sente e angustias, neste vale aonde não existe nenhuma piedade e amor, os outros espíritos suicidas sugam o resto dos seus fluidos, e nisto ainda há a troca das sensações um com o outro. E ainda sente os fatores emocionais, de não saber aonde está, do que está acontecendo, se está ou não fora da matéria, de todos os tormentos que visualiza dos outros suicidas e de si mesmo, e a culpa máxima depois de ter cometido tal ato...


A providência Divina
        No entanto, quando há o arrependimento sincero, verdadeiro, Deus  em seu infinito amor, envia seres de luz para o resgate desse triste sofredor, para um processo de regeneração e alento do coração e de seu progresso futuro. Nisto depois de reabilitado (que pode levar algum tempo, dependendo da sua compreensão e aceitação), e de ter conseguido compreender a falta horrível que cometeu contra a própria vida; com a permissão de Deus recebe uma nova chance para reencarnar e pagar os débitos, só que nesta nova oportunidade, este espírito suicida vai passar pela mesma prova que fez ele cometer esse ato hediondo, até que ele supere essa prova e consiga se sair dela sem cometer suicídio, e complete o seu tempo de vida programado pela espiritualidade antes de reencarnar.  Cada espírito sofredor leva consigo a dor da perda e o sofrimento para uma nova reencarnação na Terra para poder progredir como espírito, e ajudar o mais que possa seu semelhante para avançar no seu progresso moral. Portanto, o Amor de Deus nunca acaba, pois o espírito sabe que nunca está sozinho, depende de cada um se voltar para a piedade Divina.  


Na nova oportunidade na matéria
        Pode acontecer de casos de deficiência física e mental de nascença ser o resultado de um suicídio cometido, e nesta nova oportunidade de vida o espírito suicida escolhe vim com algum tipo de deficiência, como expiação para reparar o seu erro passado. Lembremos do seguinte ensinamento que Mestre Jesus nos passou que serve para este tema também:


O que escandalizar, porém, a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de atafona, e o lançassem ao fundo do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo. Ora, se a tua mão, ou o teu pé, te escandaliza, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos declaro que os seus anjos no céu incessantemente estão vendo a face de meu Pai, que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio a salvar o que havia perecido. (Mateus, XVIII: 6-11).


E se o teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; porque melhor te é que se perca um de teus membros, do que todo o teu corpo ser lançado no inferno. E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e lança-a fora de ti; porque melhor te é que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. (Mateus, V: 29-30).

       Os pais de um espírito suicida pode ter alguma culpa para este ter dado fim a própria vida, e por isso passa pela prova de cuidar de um ser deficiente. Ou também tem a circunstancia de seus pais já com uma moral desenvolvida possa ter se disponibilizado ainda no lado espiritual da vida para assumir a paternidade e ajudar na sua expiação, para este progredir na sua jornada evolutiva.  Além disso morte prematura, pode indicar um suicídio cometido no passado, e o tempo que passa na vida é o necessário para completar o tempo interrompido, não vivo na outra vida passada que ocorreu o ato de suicídio.    


Conclusão
        Vamos sair desta vida, e de todas as outras que vamos ter “pela porta da frente” e não “pela porta dos fundos” cometendo o suicídio, vamos concluir nosso plano de vida com dignidade, sem o falso escape do suicídio. Temos os nossos problemas para encará-los de frente, e superá-los, porque temos um Deus que nos dar todos os meios de superar as  provas que a vida apresenta, e é justamente por esse fato que Deus nos concede a vida para sairmos vitoriosos dela, trabalhando as nossas dificuldades, falhas, provações com as ferramentas que temos em mãos, que nos tornam livres. Foi Deus que nos deu a oportunidade de está aqui na matéria para nos superarmos, para aprendermos, para progredirmos, para amar, reencontrar aqui neste mundo físico os espírito que nos ajudam a nos melhorarmos, seja em relacionamos bons ou em conflitos... Este é um grande presente de Deus, um presente de Um Pai que nos ama, que é o nosso Criador e nunca desiste de nós, sempre estando ao nosso lado, muitas e muitas vezes só esperando que nosso pensamento se volte para Ele, para que Comece a trabalhar suavemente nas nossas vidas, sem que as vezes nem percebamos os seu magníficos trabalhos, devido a sutileza.

        Viva a vida, apesar de toda a dor e angustia. A vida é para ser vivida, e quando sairmos dela, vamos sair vitoriosos, com um sentimento de que fizemos tudo o que podemos para nos melhorar e vencer lindamente os nosso problemas e muitas vezes expiações.
    

“O Espiritismo bem compreendido, é uma vacina contra o suicídio. Os sofrimentos da vida são provas que servem para o seu adiantamento, se as suporta sem reclamar, porque será recompensado de acordo coma coragem com  a qual as tiver suportado. Suas convicções lhe dão, pois, uma resignação que o preserva do desespero, e, por conseguinte, de uma causa permanente de suicídio.”  (Allan Kardec)   


3 comentários:

  1. postagem muito esclarecedora. Que nos ajuda a refletir tamanho desespero, desconhecido da maioria das pessoas, com esse conhecimento poderemos ajudar ao proximo q pensa em cometer esse ato terrível.

    ResponderExcluir
  2. Jardim espírita,boa noite
    Minha familia ha muitos.casos de suicidios,temos bem uns 10 ou mais o último inclusive foi no inicio deste mes!Procurei algumas terapias e centros espíritas pois eu tenho ideia fixa nisso...(ha dias que a vontade de morrer é muito grande)e a pessoa que.me.atendeu diase que como o espírito do suicida fica entre nos ele fica incentivando outros da familia a cometer o mesmo ato,isso procede?outra coisa como disse eu tenho a iddia fixa em suicídio tem dias q fica muito forte e nao me sai da cabeça,du rezo e peco a deus p afastar esses pensamentos mas da tudo errdao p mim...tem algo q se posso fazernp evitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Realmente, tem a possibilidade de você está sendo obsediado(a) por espíritos suicidas, em que ficam colocando na sua mente esta vontade de você cometer ato suicida. Pelo o que percebi você não tem a vontade de cometer suicídio, é um desejo que vem de fora de você, assim caracterizando um processo obsessivo.

      O que você pode e deve fazer para evitar o suicídio, que é o pior ato e o pior crime que uma pessoa pode fazer segundo as leis divinas é intensificar as preces, rogando a Deus auxilio e que afaste de você esses pensamentos inferiores e essas presenças de espíritos em sofrimento em que querem levar você ao mesmo erro deles. Lembre-se Amigo(a) Leitor(a) a prece é o meio mais eficaz que temos para nos proteger das energias, nas vibrações, das presenças espirituais doentias e inferiores. Lembre de Jesus, quando ele nos orientou a orar e vigiar. Então, ore e vigie seus pensamentos, quando vinher pensamentos suicidas para você diga com força e moral que esses pensamentos não te pertencem e que não são seus, e que você não quer praticar esse ato hediondo. Leia livros edificantes, o Espiritismo dispõe de muitos títulos para nosso aprendizado, e muitos que nos ensinam e nos explicam o Evangelho de Jesus, como o principal deles o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec; e tantos outros de Chico Xavier; ou de Divaldo Franco.

      Um questão necessária é você procurar um centro ou casa espírita kardecista, em que segue a codificação de Allan Kardec. E lá procurar um tratamento espiritual por meio do atendimento fraterno, além de você tomar passes, água fluidificada, assistir a palestras publicas. Tudo isso vai desfazendo possíveis ligações fluídicas nocivas que estejam ligadas a você, e tentando você a cometer esse triste ato que é o suicídio. Mas, lembre-se querido(a) Leitor(a), procure um centro kardecista, que segue o Espiritismo, sabemos que há muitos por aí que tem o nome de centro ou casa espírita, mas que não segue os ensinos de Allan Kardec. É fácil você encontrar endereços de centros espíritas no site da federação espírita do seu estado; ou procurar de alguém que você conheça que frequente um centro/casa espírita kardecista.

      Há a questão de procurar um tratamento médico também com um especialista da área, como psicólogo. E também tem o CVV, que é O Centro de Valorização da Vida; presta serviço de prevenção do suicídio, e apoio emocional, é um trabalho voluntário e gratuito, para todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores, dificuldades. O CVV tem sigilo assegurado, total privacidade e anonimato. O site do CVV: http://www.cvv.org.br/

      Querido(a) Leitor(a), no Jardim Espírita há muitas postagens sobre o suicídio, para esclarecer a todos nós sobre esse terrível ato, passo para você o link em que está todas as postagens que temos aqui no blog sobre suicídio, segue o link: https://jardim-espirita.blogspot.com.br/search/label/Suic%C3%ADdio

      Amigo(a) Leitor(a), nós do Jardim Espírita sempre estamos preocupados em abordar sempre o tema do suicídio e do aborto,que são o maiores crimes e dolorosos. Pedimos a você com carinho que se cuide, procure ajuda, bata em todas as portas necessárias para a sua libertação desses pensamentos doentios, tenha certeza Amigo(a) que Deus vai te guiar a encontrar a porta certa e que Jesus vai iluminar os teus passos, e que os bons espíritos irá te auxiliar. Só não fique parado(a), vá em busca que você irá conseguir se desfazer desses pensamentos suicidas. É deixar de lado a sua zona de conforto e começar a operar uma transformação interna em você, isso requer trabalho e dedicação, mas sabemos que se dedicando a você mesmo(a) com amor, você irá conseguir.

      Espero que minha resposta lhe tenha sido útil de alguma forma. Fique a vontade para ter leituras edificantes e aprender com as postagens do Jardim Espírita.

      Desejo de todo o coração que você procure meio de se tratar. Que Deus te abençoe, que Jesus te ilumine e que os bons espíritos te auxilie.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!