Translate

domingo, 3 de março de 2013

MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES

 
Vivemos em um mundo de provas e expiações, isto é o que a vida na matéria nos submete atualmente e isto é fundamental ao nosso desenvolvimento moral e espiritual. Sabe-se que uma expiação é sempre uma prova, mas uma prova nem sempre é uma expiação. As coisas ruins das nossas vidas veem de nossas dividas e erros do passado, em que temos que pagar de uma maneira ou de outra, pois sabemos que quem deve tem que quitar a sua divida. As Provas são também testes de quando o espírito precisa testar uma virtude e as expiações é quando o espírito cometeu erros sérios e para se libertar de tal fato, paga por meio do corpo físico.    

As provas quando são vencidas com dignidade é mais um passo dado no processo de evolução do espírito, exemplo de provas que em uma existência podemos está sujeitos é a tolerância, a fé, o amor, a saúde, a inteligência, a pobreza que é uma prova de paciência e de resignação, a riqueza que é prova de caridade e abnegação, assim também como certos obstáculos que surge nas nossas vidas, dentre outras. As provas são oportunidades de aquisição de experiência. 

         Já a expiação é bem mais difícil e mais complexa, pois é castigo, penitencia cumprimento de uma pena, imposta para a evolução do espírito em relação aos seus erros de vidas passadas. É necessária quando os excessos, a maldade, a imprudência não cumpre o código divino que rege o universo.  A expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais; as várias doenças psíquicas e físicas são expiações e que tem por finalidade também servir de provas para as pessoas que se ligam a quem está no processo de expiação, para despertar melhores sentimentos nos familiares, como falamos anteriormente.

        É a lei da ação e da reação, você colhe o que você planta, é como um bumerangue você lança ele, e ele sempre volta para você. Vamos prestar mais atenção no que plantamos, para termos uma colheita com frutos lindos e saudáveis, para que possamos repartir o resultado saudáveis da nossa colheita com o próximo.

“A fonte do mal está no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos quando os homens se regerem pela lei da caridade.” (Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVI; item 8)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!