Translate

sexta-feira, 1 de março de 2013

DOUTRINA ESPÍRITA

           O que é doutrina? É um conjunto de princípios que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. É opinião em assuntos científicos. É instrução. Ensino dado sobre qualquer matéria.


O Espiritismo é uma doutrina revelada por espíritos de nível superior, por intermédio de médiuns, e quem codificou os ensinamentos foi o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec, que foi o seu nome em uma das suas vidas anteriores e por conselho dos espíritos aderiu o nome Allan Kardec para publicar os Livros da Doutrina Espírita. Este passou a estudar os fenômenos das mesas girantes que despertavam curiosidade e era muito comum no século XIX, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, nisto Denizard Rivail começou a estudar tais fenômenos na França, e depois de muita observação (que a doutrina espírita está baseada na observação) começou a se estruturar diálogos estabelecidos  por espíritos desencarnados que se manifestava por meio de médiuns, depois de muitas indagações aos espíritos que tiveram permissão de Jesus para trazer até nós esses novos ensinamentos, de anotações, de estudos e de observações,   Allan Kardec publicou O livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, esta data marca o inicio do Espiritismo. Sendo a Doutrina Espírita a fusão da Ciência, da filosofia e da religião.

          O Espiritismo é uma doutrina que permite o autoconhecimento, assim melhorando a moral do indivíduo; onde a fé é raciocinada; a Doutrina Espírita é consoladora;  tem como lema: Fora da caridade não há salvação. Pois, a caridade é algo que todos podem praticar seja de qualquer religião ou raça ou sexualidade, isto mostra a grande misericórdia de Deus e que não é necessário ter religião para ter a salvação;   nós espíritas acreditamos que temos que dar de graça o que recebemos de graça, não devemos cobrar o que foi dado por Deus, devemos trabalhar com amor e ter a verdadeira caridade, por isso que em nenhum centro espírita kardecista é cobrado nenhum tipo de tributo, se um centro espírita cobrar algum dinheiro não é um centro espírita Kardecista; o Espiritismo expõe as ideias e não as impõe; nada proíbe ou obriga, mas sabemos que tudo que fazemos ou deixamos de fazer é de nossa responsabilidade; o Espiritismo nos mostra o melhor caminho a seguir, pois esclarece que tudo o que fazemos pode voltar para nós, sendo a lei de ação e reação. Mas, acima de tudo, respeita o nosso livre arbítrio. Deus nos criou para sermos livres, em nossos atos, na consciência e na nossa verdade que portamos em cada nível evolutivo em que passamos, a verdade que portamos é sempre relativa ao nosso grau de desenvolvimento.
Deixando aqui em observação que a Doutrina Espírita pode ser chamada de Espiritismo e até mesmo de Espiritismo Kardecista, esses três nomes designa a Doutrina codificada por Allan Kardec.

 
Allan Kardec


“Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”    ( Allan Kardec )


2 comentários:

  1. Bom dia!

    Muito bom o texto, entretanto, permitam-me discordar do final do último parágrafo.
    Quando admitimos que existe Espiritismo Kardecista, admitimos que existe mais de um Espiritismo. A Doutrina Espírita ou Espiritismo, a meu ver, não precisa do termo kardecista para acompanhá-la, já que foi Kardec quem criou esse esse termo e se não segue seus ensinamentos não dever ser considerado espiritismo. Se admitirmos que há outros centros espíritas não kardecistas estamos influenciando as pessoas em má informações. Uma outra coisa que surge com o termo kardecista é o de mesa branca, os que passam banho, amarração amorosa etc. Devemos deixar bem claro que essas coisas não acontecem no centro espírita e sim em outras religiões de cunho espiritualista mas não espírita.
    Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!

      Que bom recebê-la novamente aqui no Jardim Espírita.
      Permita-me Alice, explicar o porque de ter sido usado o termo Espiritismo Kardecista.

      O texto da postagem tem: Deixando aqui em observação que a Doutrina Espírita pode ser chamada de Espiritismo E ATÉ MESMO de Espiritismo Kardecista, esses três nomes designa a Doutrina codificada por Allan Kardec.

      Falamos que pode ser chamada pelas pessoas ATÉ MESMO de Espiritismo Kardecista, pelo fato que atualmente muitas pessoas que seguem os ensinos dos Espiritismo chamam a Doutrina Espírita dessa forma, isto porque, outras denominações religiosas que não segue a codificação de Allan Kardec usam o termo Espírita para se designar, como também muitas pessoas estão usando até mesmo o termo Espiritismo para denominar religiões, cultos espiritualistas que seguem, sem ser e sem fazer parte da Doutrina Espírita codificada por Kardec. Particularmente varias vezes já ouvir casos desse tipo em que o indivíduo é de uma religião ou culto, digamos como você mencionou que contem mesa branca como chamam, banhos, amarrações e usam o termo Espiritismo para se designarem. Por isto que, como citamos na postagem acima atualmente a Doutrina Espírita codificada por Kardec está sendo até mesmo chamada de Espiritismo Kardecista justamente para o termo kardecista designar que a Doutrina Espírita está ligada a Allan Kardec. E assim, eliminando como você mencionou que o termo kardecista está ligado a mesa branca, e a banhos, amarrações, pois sabemos que o termo Kardecista vem do nome Kardec, e assim sabemos que a codificação feita por ele não tem em absoluto nenhuma dessas praticas mencionadas.

      Então, o termo Kardecista é justamente usado hoje em dia por alguns espíritas para designar a Doutrina Espírita codificada por Kardec, das demais praticas espiritualistas que não seguem tais ensinos codificados por Kardec e que muitas vezes utilizam o nome doutrina espírita e espiritismo para se autodenominarem e que em absoluto não tem nada haver com O Espiritismo Codificado Por Allan Kardec. Compreendeu? Sabemos que muitos Espíritas não gostam do termo Kardecista, mas em algumas ocasiões espíritas estão utilizando-o pela necessidade de explicar as pessoas leigas, que não tem contato com a Doutrina que seguimos, para esclarecer, e dizer que tais ensinos foram codificados na França por Kardec e não são cultos afro descendentes, em que respeitamos todos eles com seus conhecimentos que carregam, sua historia cultural e ancestral. Compreendeu agora, Alice, do porque usamos o termos Kardecista? Se você não leu, leia a postagem: CONHECENDO UM POUCO MAIS A DOUTRINA ESPÍRITA. Pois, esta postagem é falando mais da Doutrina Espírita de uma forma mais ampla. Segue o link: http://jardim-espirita.blogspot.com/2014/04/post139-conhecendo-um-pouco-mais.html

      Alice, agradecemos muito as suas visitas, é com alegria que a recebemos sempre. Esperamos que a nossa resposta tenha conseguido explicar o seu comentário. Volte sempre ao Jardim Espírita, como você sabe, publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!